♪♪ = Música e Imagem?

. sexta-feira, 25 de abril de 2008

Addictive TV, ou quando a imagem vira música
Dupla inglesa que sampleia cenas de filmes e faz um casamento de imagens com som toca hoje em São Paulo, no Espaço das Américas, na Barra Funda.

Um dos melhores sets do ano passado no festival Skol Beats, a dupla inglesa Addictive TV está de volta ao Brasil. Tocam hoje no evento Sky Live Multimídia, mas esse conceito de ''tocar'' talvez não seja suficiente para definir o que faz essa inteligente dupla britânica.

O negócio é mais ou menos assim: o duo faz uso simultâneo de samples de música e de filmes, misturando O Gordo e o Magro com Cidade de Deus e Pulp Fiction. Seria apenas um efeito, mas é mais: sua peculiaridade está em emprestar um sentido novo aos comentários audiovisuais que faz. É eletrônica inteligente, sarcástica. Ao falarem de futebol, por exemplo, misturam imagens da rainha da Inglaterra entregando a Copa do Mundo aos ingleses; um juiz apitando infinitamente; e Pelé cartolando, de gravata.

Nada é de graça. ''As músicas são parte das imagens, e as imagens são parte das músicas'', disse ontem por telefone ao Estado Graham Daniels (que forma o Addictive TV com Peter Tolly), nas primeiras horas da manhã, logo após fazer o check-in num hotel de São Paulo. ''Nós fazemos nossa própria música, então tem uma diferença também do universo dos DJs.''

O que faz com que a concatenação entre imagens e música seja tão convincente decorre do seguinte: os rapazes do Addictive TV pegam os sons de um filme (uma porta batendo, diálogos, tiros, uma perseguição de carros) e criam música com esses sons, o que faz com que o que se vê no seu telão seja análogo àquilo que passa na tela - o timing é ajustado nos laptops. São muito hábeis: seus sets já foram comparados à arte de videoartistas de peso, como Bill Viola.

Daniels disse que nunca tiveram problemas com ações judiciais por ''chuparem'' imagens de filmes. ''Hollywood considera que é bom para a promoção do filme.'' Ele acredita que a indústria ''está se dando conta'' que não consegue impedir a circulação desse tipo de informação. Tanto se deu conta que, no ano passado, a New Line Cinema contratou o Addictive TV para fazer um remix audiovisual para o filme Take the Lead, com Antonio Banderas.

"A natureza do nosso trabalho é diferente, não enquadrável em esquemas de selos e gravadoras. Acho que o futuro da música está-se tornando cada vez mais audiovisual, cada vez mais uma conjugação de som e imagem, com os websites, os sites de divulgação musical. O artista da música tem-se tornando mais hábil na condução dessa nova exigência. Nós nos sentimos muito confortáveis porque estamos produzindo música com imagens há mais de 10 anos - antes mesmo disso, eu já trabalhava com produção de vídeos.'' Um das imagens que fazem mais sucesso no set do Addictive TV no Brasil é uma cena do filme Cidade de Deus, que Daniels julga ''brilhante''. ''Talvez da próxima vez a gente apareça com um sample de Tropa de Elite.''

Fonte Estadão - matéria escrita porJotabê Medeiros.

Assisti o primeiro trabalho do Addictive TV nos extras do DVD do filme Dança Comigo. Assista o vídeo abaixo com o remix da banda.



Excelente remix para Clive Owen.

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: