♪♪ = Invenção?

. quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Coloquei outro dia, naquelas frases no "nick" do msn, assim, em tom de ironia: "Bach que se cuide, estou fazendo a minha invenção".
Claro que meus contatos não têm nenhuma obrigação de saber o que é uma invenção, ou saber quem foi J.S.Bach, por isso, alguns estranharam e perguntaram do que se tratava a invenção.


Como tenho me atarefado bastante com essa invenção, afinal, a composição da invenção seguindo todas as regras contrapontísticas é obrigatória para a cadeira de Contraponto II na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vou dedicar esse momento para satisfazer um pouquinho a curiosidade de meus contatos curiosos.


Mas, então, afinal, o que é invenção? Segundo o dicionário de música Zahar (com adaptações), é um termo aplicado por J.S. Bach a uma coleção de 15 peças em 2 partes para teclado em 1723. Exibem consideravel habilidade contrapontistica no desenvolvimento de um único tema. As sinfonias de 3 partes, de Bach, são comumente chamadas invenções a 3 vozes, porém equivocadamente chamadas assim a 3 vozes foram na verdade designadas Sinfonias: sinfonia significa sons em conjunto, no caso, obras mais elaboradas que as antes citadas Invenções.
Mas ele não foi o único a compor Invenções.


Posso simplificar dizendo que invenção é uma pequena composição musical, usualmente para o teclado com contraponto em duas partes (ou vozes). Servem muito bem como exercícios técnicos para os estudantes de teclado e exercícios pedagógicos para os estudantes de composição.

Você poderá escutar a invenção 4 de Bach, BWV 775, executada de uma maneira fora do trivial, com marimbas no vídeo abaixo.

Menu

Postagens Recentes

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: