♪♪ = Invenção?

. quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Coloquei outro dia, naquelas frases no "nick" do msn, assim, em tom de ironia: "Bach que se cuide, estou fazendo a minha invenção".
Claro que meus contatos não têm nenhuma obrigação de saber o que é uma invenção, ou saber quem foi J.S.Bach, por isso, alguns estranharam e perguntaram do que se tratava a invenção.


Como tenho me atarefado bastante com essa invenção, afinal, a composição da invenção seguindo todas as regras contrapontísticas é obrigatória para a cadeira de Contraponto II na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vou dedicar esse momento para satisfazer um pouquinho a curiosidade de meus contatos curiosos.


Mas, então, afinal, o que é invenção? Segundo o dicionário de música Zahar (com adaptações), é um termo aplicado por J.S. Bach a uma coleção de 15 peças em 2 partes para teclado em 1723. Exibem consideravel habilidade contrapontistica no desenvolvimento de um único tema. As sinfonias de 3 partes, de Bach, são comumente chamadas invenções a 3 vozes, porém equivocadamente chamadas assim a 3 vozes foram na verdade designadas Sinfonias: sinfonia significa sons em conjunto, no caso, obras mais elaboradas que as antes citadas Invenções.
Mas ele não foi o único a compor Invenções.


Posso simplificar dizendo que invenção é uma pequena composição musical, usualmente para o teclado com contraponto em duas partes (ou vozes). Servem muito bem como exercícios técnicos para os estudantes de teclado e exercícios pedagógicos para os estudantes de composição.

Você poderá escutar a invenção 4 de Bach, BWV 775, executada de uma maneira fora do trivial, com marimbas no vídeo abaixo.