♪♪ = Morte de Chopin?

. quarta-feira, 4 de junho de 2008

Chopin morreu de fibrose quística e não de tuberculose - Investigação polaca

Varsóvia, 02 Jun (Lusa) - O compositor polaco Frederic Chopin não morreu de tuberculose, como até hoje se acreditou, mas devido a uma fibrose quística, segundo um estudo agora tornado público na Polónia.

Segundo a certidão de óbito do compositor (1810-1849), a sua morte, em Paris, deveu-se a uma tuberculose, mas Wojciech Cichy, da Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan, leste da Polónia, assegura agora que a realidade foi bem diferente.

A rádio pública polaca informou que Cichy se baseia na presença de nódulos detectados no coração de Chopin na autópsia feita após a sua morte e que evidenciariam que o compositor sofria de uma enfermidade genética que afecta especialmente os pulmões, mas sem qualquer relação com a tuberculose.

O historial médico dos membros da família de Chopin seria mais uma prova a abonar esta teoria, porquanto dois dos seus irmãos morreram em consequência de enfermidades pulmonares e o mais jovem, que tinha uma saúde delicada, faleceu aos 15 anos de idade.

Os investigadores analisaram o coração do compositor, que foi trasladado para Varsóvia, a cidade onde em vida expressara o desejo de ver guardado aquele seu órgão. O corpo foi sepultado em Paris.

Chopin é uma das grandes figuras da Polónia e um dos mais importantes pianistas da história. Viveu apenas 39 anos, sempre com problemas de saúde, que o levaram a procurar alívio no clima de Maiorca, onde residiu em 1838 na companhia da sua amante, a escritora francesa George Sand.

Cichy e a sua equipa confiam em que poderão agora confirmar as suas conclusões graças ao material genético recolhido do corpo da irmã de Chopin, Emília, cujo corpo está sepultado no cemitério Powazki de Varsóvia.

A fibrose quística e as suas ramificações genéticas só foram descobertas em 1932, 83 anos depois da morte do compositor polaco.

A doença é causada por um gene defeituoso de que resulta a produção pelo organismo de um fluido anormalmente espesso e pegajoso, uma mucosidade, que se acumula nos pulmões e no pâncreas, originando infecções pulmonares muito graves e sérios problemas digestivos.
fonte: visão

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: