O Banco de Atividades – Dinâmicas de Grupo surgiu dentro da disciplina Introdução ao Estágio de Docência em Música, no ano de 2010/1, para ajudar a nós, alunos, na organização de propostas a serem desenvolvidas em sala de aula.
As dinâmicas são fortes ferramentas que possibilitam a criação do conhecimento de uma forma amigável e descontraída e ainda trabalha a interação, comunicação, encontros e desencontros de um grupo.
Dinâmica 1
Dinâmica: Quanto tempo eu tenho?
Categoria: Quebra-Gelo (descontração)
Finalidade: Provocar a desinibição e conhecimento do outro ao mesmo tempo percebendo andamentos e caráter musical.
Finalidade: Provocar a desinibição e conhecimento do outro ao mesmo tempo percebendo andamentos e caráter musical.
Material: Som com música de diversos andamentos, caráter, expressividades... Caixa de fósforos. Um cartaz ou fichas: de onde é, de que mais gosta, qual seu estilo, etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo proposto).
Descrição da dinâmica:
1. Todos, em círculo, o professor distribui um palito de fósforo, não usado.
2. As fichas devem estar em lugar visível (pode ser no centro do círculo), o participante retira a ficha contendo o que ele deverá expor.
3. Pedir ao participante que risque o fósforo. Ao mesmo tempo em que a chama se acende, a música é acionada no aparelho de som.
4. Enquanto o fósforo estiver aceso, ele vai se apresentando, falando de si de acordo com a ficha que retirou e de acordo com o caráter, expressividade ou andamento da música, o participante terá que dar o seu tom de voz, ritmo, e intensão na maneira de se apresentar.
5. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso.
Comentários:
1. Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentação? Como me senti? É fácil falar de nós mesmos? O que significa um fósforo aceso? (marcando tempo) Qual a diferença entre os diversos estilos musicais apresentados? Qual a influência da música na apresentação de cada um?
2. Analisar todas as situações que aparecem durante a dinâmica.
Resultados Esperados
1. Ter feito uma reflexão sobre nosso tempo de vida e o que podemos ser para os outros.
2. Melhor conhecimento do grupo.
3. Percepção de parâmetros de andamento, caráter e estilo.
dinâmica adaptada no site http://www.mundojovem.pucrs.br/subsidios-dinamicas-41.php, disponível em 21/06/2010.
0 comentários:
Postar um comentário