O Banco de Atividades – Dinâmicas de Grupo surgiu dentro da disciplina Introdução ao Estágio de Docência em Música, no ano de 2010/1, no curso de música da UFRGS, sob orientação da Professora Luciana Del Ben, para ajudar a nós, alunos, na organização de propostas a serem desenvolvidas em sala de aula.
As dinâmicas são fortes ferramentas que possibilitam a criação do conhecimento de uma forma amigável e descontraída e ainda trabalha a interação, comunicação, encontros e desencontros de um grupo.
Dinâmica 3
Descrição da dinâmica:5. A certa altura pode-se, também, misturar as pessoas dos dois círculos para que mais pessoas possam se conhecer.
Fonte: SERRÃO, Margarida de. BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver, Editora "FTD", 1999.
Dinâmica: Dois círculos
Categoria: Quebra-Gelo (descontração)
Finalidade: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.
Finalidade: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.
Para quantas pessoas: é importante que seja um número par de pessoas. Se não for o caso, o coordenador da dinâmica pode requisitar um “auxiliar”.
Material: uma música animada, tocada ao violão ou com gravador mas que possa variar o andamento.
Descrição da dinâmica:
1. Formam-se dois círculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo número de pessoas.
2. Quando começar a tocar a música, cada círculo gira para um lado no andamento apresentado pelo som da música.
3. Quando a música pára de tocar, as pessoas devem parar imediatamente e se apresentar para quem parar à sua frente, dizendo o nome e alguma outra informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento.
4. Repete-se até que todos tenham se apresentado, em cada vez com um andamento diferente.
Fonte: SERRÃO, Margarida de. BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver, Editora "FTD", 1999.
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