♪♪ = Música e sua Graduação?

. domingo, 30 de março de 2008

A profissão e a formação em música foram o tema do Guia de Carreiras do G1 desta terça-feira (25/03/08).

Candidato à faculdade de música tem que ser 'alfabetizado musicalmente' - Uma grande parcela de interessados no curso de musica não sabem que os cursos superiores de música são de aprofundamento e não ensinam o aluno a tocar. Além dos vestibulares tradicionais, candidatos fazem prova de habilidades específicas.
Estudar música em um curso superior exige domínio da área desejada. Isso porque, na maioria dos casos, para ser aprovado na faculdade o candidato precisa passar pelos exames tradicionais do vestibular e também pela prova de habilidades específicas - consideradas 'filtros' da seleção.

Geralmente a 'porta de entrada' dos músicos na universidade é a prova de habilidades específicas, pois é lá que serão avaliados os detalhes técnicos do candidato. O vestibulando não pode pensar que ele vai entrar na faculdade de música sem ter a mínima noção sobre música. E isto está bem claro nos editais e manuais do canditado de cada universidade.

Segundo Fernando Fiorini, coordenador de graduação do Departamento de Música da Unicamp, a prova de habilidades é bastante específica e muito criteriosa. "O candidato precisar ter pelo menos uns cinco anos de experiência. Ele precisa saber tocar muito bem para ser aprovado", explica o professor, que acrescenta que o curso superior funciona como uma pós-graduação, já que o músico não vai aprender a tocar na faculdade. Segundo os professores, os alunos fazem algumas disciplinas básicas em conjunto, como história da música, percepção e leitura, harmonia e contraponto. As aulas específicas e de aprofundamento geralmente são ministradas individualmente. Os alunos também podem cursar disciplinas optativas.


Não é diferente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o curso de música. Portanto, se você quer ter o diploma de curso superior em Música é bom se preparar e começar dando uma olhada no site das universidades que, geralmente têm informações sobre o conteúdo das provas de habilitação específica. Este é o site da UFRGS (clique aqui) entre e informe-se, ou ainda entre no site do Instituto de Artes.

Se você quiser testar como estão os teus conhecimentos musicais e saber se passaria para o curso superior de música, opte por fazer o download de provas do vestibular de música da Unicamp. Ou pode ver a prova de música do último vestibular: prova de aptidão 2007.

Fonte: portal G1, site da UFRGS, site da UNICAMP.

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: