♪♪ = Primeira Gravação?

. segunda-feira, 31 de março de 2008

Na aula História da Música I, UFRGS, o Professor falou das primeiras gravações em acetato, o Colega Carlos Eduardo pequisou e aqui reproduzo sua pesquisa:

Sexta, 28 de março de 2008, 16h58

Especialistas dos EUA encontram mais antiga gravação de voz

Will Dunham

Historiadores de registros sonoros norte-americanos localizaram e conseguiram executar a gravação de uma canção folclórica realizada por um inventor francês em 1860 —a mais antiga gravação de som conhecida, realizada 17 anos antes de Thomas Edison inventar o fonógrafo.
"É mágica", disse David Giovannoni, um dos historiadores, na quinta-feira. "Como ouvir um fantasma cantando."

Com duração de 10 segundos, a gravação mostra uma pessoa cantando "au clair de la lune, Pierrot repondit" ("à luz da Lua, Pierrô respondeu"), parte de uma canção francesa, de acordo com o First Sounds, um grupo de historiadores do registro sonoro, engenheiros de gravação, arquivistas de áudio e outros profissionais dedicados a preservar as mais antigas gravações sonoras humanas.

A gravação foi realizada em 9 de abril de 1860 pelo inventor parisiense Edouard-Leon Scott de Martinville, em um aparelho que ele chamou de "fonautógrafo", que gravava ondas sonoras em uma folha de papel escurecida pela fumaça de uma lâmpada a óleo, disse Giovannoni.

O pesquisador disse ter sido informado em 1o de março sobre a existência do registro, em um arquivo de Paris, e viajou à capital francesa uma semana mais tarde. Especialistas que trabalham com o grupo First Sounds então transformaram as ondas registradas no papel em sinais sonoros.

"Isso é importante de muitas formas", disse Giovannoni em entrevista telefônica. "Não reduz de maneira alguma as realizações de Thomas Edison. Ele continua a receber crédito como a primeira pessoa a ter registrado sons por meios mecânicos."

"Mas a verdade é que ele foi a primeira pessoa a registrar som e conseguir reproduzi-lo. Havia muita gente trabalhando em projetos semelhantes ao de Scott, entre as quais Alexander Graham Bell, que realizou experiência com representações visuais do som antes que Edison inventasse um método de reproduzir os sons registrados", disse Giovannoni.

A gravação será apresentada na sexta-feira em uma conferência da Association for Recorded Sound Collections, na Stanford University, Califórnia, disse Giovannoni. A gravação pode ser ouvida em firstsounds.

5 comentários:

HenriqueM disse...

Haha, que é bacana é. O difícil é acreditar. Será mesmo que a gravação é tão antiga assim?
Seria a mesma coisa que achar uma fita de vídeo, antes mesmo do lançamento da TV.

Hahaha, desculpa, eu devo ter falado um monte de asneiras...
Abração.

----
www.henriquem.blogspot.com

Conquistadores (Didixy) disse...

Olá. Não conhecia seu blog. Mas gostei muito. Fala de um assunto muito bom para nossas ouvidos: "Música".

Também fica uma dúvida em mim quanto a essa notícia. Só vendo memso.
Abs

Aventure-se e descubra o Mundo!!!

www.conquistadoresdm.blogspot.com
ou
www.mundodosc.blogspot.com

dbaskt disse...

blog massa......musica eh o que há.


www.locupletado.wordpress.com

mickey disse...

poh deve sr maneiro mas ddificila creditar, neh. ja q tem tanto tempo, e ainda da pra escultar a voz do cara, deve ta numa kalidade pessima...rsrsrsr

gostei


comenta lah dpois vlw

Aline disse...

OI Gesi!!!
Muito legal essa matéria q vc colocou!!!

Um Abração
Aline e Jean

Menu

Postagens Recentes

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: