♪♪ = Música e Carreira?

. domingo, 30 de março de 2008

Informações retiradas do Guia de Profissões do portal G1

Músicos:

O que faz?

O músico profissional pode atuar em várias áreas como: escolas de música e universidades (para formados em Licenciatura), bandas, orquestras, orquestras de peças teatrais, bandas de igrejas, corais, composições, bares, casas noturnas, pesquizas, entre outras atividades.

Músicos no Brasil

Segundo o Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil, há cerca de 800 mil músicos profissionais no Brasil, mas nem todos possuem diploma de curso superior, já que essa não é uma exigência para que o profissional possa atuar.

Salários

Não há um piso salarial nacional para os músicos. O que existe são tabelas elaboradas pelos sindicatos dos músicos de cada estado com tabelas de referência para trabalhos eventuais, gravações de jingles, CDs, apresentações ao vivo, regência de corais, etc.

Cursos no País

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) de 2006, há 42 cursos superiores de formação de professor de música (licenciatura); 48 cursos de graduação em música como bacharelado; quatro só de instrumento e três só de composição e regência.

5 comentários:

Dancer disse...

Se for um compositor... varia de 4.000 a 5.000 o sálario ;D

Minha carreira é outra além da música aushauhs, q pretendo ser um dia
dançar! XD

t+

Thiago Borges disse...

Um curso superior só pra composição e regência?
Po, deve ser muito interessante pra quem gosta de música, mas nem quero imaginar quais seriam as cadeiras do curso O.O

Blog legal cara, abraços!

Ricardo Moreira (Krusty) disse...

O que mais escuto sobre a Ordem dos Músicos do Brasil é que é uma espécie de sindicato e como a maioria arrecada, porém não gera benefícios aos músicos profissionais, e dificulta a vida dos amadores...

Gesiel disse...

Ricardo, apenas venho para esclarecer o seguinte: o foco do post não é a OMB e ainda que fosse o que afirmaste não é verídico, pois a OMB gera vários benefícios para os músicos nela cadastrados, tais como, seminários, cursos específicos o ano inteiro para aperfeiçoamento. E com relação a amadores ela não dificulta a vida não pois é MUITO fácil ter a carteira de músico amador.
Abraço

Tiago Cardoso disse...

Eu gostaria mto de ser musico... mas ñ foi pra essa encarnação.
hehee

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: