♪♪ = Música e Física?

. sexta-feira, 21 de março de 2008

Frequência é uma grandeza física associada a movimentos de característica que indica o número de revoluções (ciclos, voltas, oscilações, etc) por unidade de tempo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Este tempo em particular recebe o nome de Período. Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo Comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela Freqüência, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela Velocidade.
Nota musical é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma frequência, cuja unidade mais utilizada é o Hz (hertz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda. Lembrando que o som fisicamente é uma onda (ou conjunto de ondas) que se propaga no ar com uma certa freqüência, sendo que se essas ondas estiverem com a freqüência na faixa de 20Hz a 20.000Hz, o ouvido humano será capaz de vibrar à mesma proporção, captando essa informação e produzindo sensações neurais, às quais o ser humano dá o nome de som.

Tabela de Frequências, Períodos e Comprimentos de Onda relacionados às notas musicais.

Clique na imagem da tabela para ampliá-la

Frequência:

Período: Comprimento de Onda:


4 comentários:

Unknown disse...

Adoro música, mas física, ninguém merece...

An@Lu disse...

interessante essa postagem. já tinha ouvido falar da ligação entre música e física, mas gostei da forma como você explicou.
muito legal o blog.

Jhonny disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Adriana Aguiar disse...

Hum...não entendo nada de musica, aliás não entendia, com esse post não posso mais dizer isso...EU AMO MUSICA, MAS SÓ SEI OUVIR KKKK....


bOm post...

bjuo!!!

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: