Frequência é uma grandeza física associada a movimentos de característica que indica o número de revoluções (ciclos, voltas, oscilações, etc) por unidade de tempo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Este tempo em particular recebe o nome de Período. Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo Comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela Freqüência, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela Velocidade.
Nota musical é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma frequência, cuja unidade mais utilizada é o Hz (hertz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda. Lembrando que o som fisicamente é uma onda (ou conjunto de ondas) que se propaga no ar com uma certa freqüência, sendo que se essas ondas estiverem com a freqüência na faixa de 20Hz a 20.000Hz, o ouvido humano será capaz de vibrar à mesma proporção, captando essa informação e produzindo sensações neurais, às quais o ser humano dá o nome de som.
Tabela de Frequências, Períodos e Comprimentos de Onda relacionados às notas musicais.
Clique na imagem da tabela para ampliá-la
Frequência:
Período: Comprimento de Onda:
4 comentários:
Adoro música, mas física, ninguém merece...
interessante essa postagem. já tinha ouvido falar da ligação entre música e física, mas gostei da forma como você explicou.
muito legal o blog.
Hum...não entendo nada de musica, aliás não entendia, com esse post não posso mais dizer isso...EU AMO MUSICA, MAS SÓ SEI OUVIR KKKK....
bOm post...
bjuo!!!
Postar um comentário