♪♪ = Classificação dos Instrumentos?

. quinta-feira, 22 de maio de 2008

Outro dia alguém classificou os instrumentos de maneira no mínimo duvidosa em um site e, a pedidos, coloco aqui a classificação dos instrumentos.

Não existe apenas uma maneira de classificar os instrumentos musicais, algumas os classificam pelo caráter histórico, outros pela finalidade, ou pela extensão.

No século XIX, com a necessidade de catalogar e expor instrumentos musicais em uma coleção do museu de instrumentos musicais de Bruxelas, o organologista Victor Mahillon criou um sistema que dividia os instrumentos, de acordo com a forma de produção sonora, em autofones, membranofones, cordofones e aerofones. Seu sistema foi ampliado por Curt Sachs e Erich von Hornbostel, dando origem ao chamado sistema Hornbostel-Sachs de classificação. Além de mudar o nome da classe autofones para idiofones, eles alteraram a forma de subdivisão de suas classes e introduziram um código decimal semelhante ao código que Melvil Dewey criou para a classificação de livros em bibliotecas.

Frequentemente utiliza-se como critério principal em várias classificações, a forma como o som é produzido. Este é o critério utilizado por Hornbostel-Sachs, Mahillon e vários outros sistemas mais recentes.

Instrumentos de cordas
Nos cordofones o som é provocado pela vibração de parte do instrumento: as cordas, quando friccionadas, pinçadas ou percutidas

Exemplos:
Alaúde - Baixo - Baixo elétrico - Balalaica - Bandolim - Banjo - Berimbau - Cavaquinho -
Charango - Cembalo - Cítara - Clavicórdio - Contrabaixo - Cravo - Craviola - Dulcimer - Espineta- Guitarra - Guitarra acústica (ou violão) - Guitarra eléctrica - Guitarra inglesa - Guitarra portuguesa - Harpa - Kantele (Derivado da Cítara) - Koto - Lira -
Piano - Rebab - Saltério - Sanfona - Sangen - Siamise - Sitar - Ukulele - Viola - Viola caipira -Viola da gamba - Viola-de-cocho - Violino - Violoncelo - Rabeca - Piano de madeira.

Instrumentos de percussão
A família tradicionalmente chamada de instrumentos de percussão pode ser dividida, pelo critério da produção sonora, em idiofones percutidos e membranofones percutidos.

Nos idiofones percutidos, é a vibração de todo o instrumento musical que produz o som.
Exemplos:
Agogô - Afoxé - Bateria (pratos) - Bloco sonoro - Caneca - Carrilhão - Castanhola - Caxixi -
Chimbal - Chocalho - Ganzá - Marimba - Pandeireta (soalhas) - Pandeiro (soalhas) - Pandeirola -Pratos - Reco-reco - Sino - Sinos tubulares - Triângulo - Xequerê

Nos membranofones percutidos o som é produzido por uma membrana esticada, tal como uma pele, tecido ou membrana de material sintético.
Exemplos:
Atabaque - Batá - Bateria (tambores) - Caixa - Cuíca - Djembê - Pandeireta (pele) -
Pandeiro (pele) - Repinique - Surdo - Tambor - Tamborim - Tom-tom - Zabumba

Instrumentos de sopro
Nos aerofones é a circulação do ar que provoca a oscilação de componentes do instrumento musical, produzindo sons.

Exemplos:
Bombardino - Clarineta (ou clarinete) - Clarone - Corne-inglês - Escaleta - Fagote -
Flauta transversal (Flauta) - Flauta doce - Flauta baixa - Flautim - Flugelhorn - Gaita -
Gaita-de-fole - Órgão - Oboé - Ocarina - Pífaro - Saxofone (alto, baixo, tenor) - Trompa -
Trompete (de pisto, de chave) - Trombone (Trombone de vara, alto, baixo) - Tuba (ou Bombardon) .

Ainda dentro dos instrumentos de sopros podemos classificar em

Metais: Instrumentos em que o som se dá com a vibração dos lábios diretamente no metal do instrumento. Ex.: Trompete, trombone...

Metais de embocadura livre: Instrumentos em que o som se dá com a vibração dos lábios sem o contato direto no metal do instrumento. Ex.: Flauta, flautim...

Madeiras: Instrumentos em que o som se dá com a vibração dos lábios com o contato com a palheta (madeira) na boquilha do instrumento. Ex.: Clarineta, Sax, Oboé...


Instrumentos de teclas
Os instrumentos de teclas podem classificados como pertencendo a uma das diversas categorias anteriores, pelo modo como o som é produzido. Mas, pelo modo de tocar, há quem considere os instrumentos de teclas como uma categoria diferente.

Exemplos:
Acordeão - Celesta - Clavicórdio - Cravo - Ondas Martenot - Órgão - Piano
Instrumentos musicais elétricos
Categoria introduzida no século XX, para permitir a classificação de instrumentos em que intervém a energia eléctrica.

Órgão Eletrônico - Piano Digital - Sampler - Sintetizador - Teremim (foto) - Teclado eletrônico
Fonte: Kartomi, Margaret J., On Concepts and Classifications of Musical Instruments -University of Chicago Press (1990)

6 comentários:

Lica disse...

Uau,
Qta variedade graças a Deus né!!!
Eu prefiro os das cordas , toquei ummpouco de violino e sou apaixonada mas ai vi q minha praia era animais , e fui pra zootecnios , vc é musico??
meu namo toca guitarra...
Gostod e piano tbm , aff lembra minha infancia...

bjokas
bom feriado!

deslica.blogspot.com

Expressão Coletiva disse...

Uma dica meio complicada mas seria legal voce nos nomes dos instrumentos colocar um link de uma imagem ate para nos saber qual e qual


Sabe porque,há 2 anos eu fiquei louco com instrumento de corda que tinha um som perfeito,poxa,custei pra achar na net e so depois vi que se tratava de citara,nossa,naquela epoca eu precisava d euma lista destas

abraço

Gesiel disse...

"mas seria legal voce nos nomes dos instrumentos colocar um link de uma imagem "

Seria perfeito Feliciano.

Vou tirar umas férias da facul e do trabalho pra fazre isso... rsrsrsrsrsssrs

Valeew

Anônimo disse...

prefiro os das cordas!!!!!!!

bjus

Anônimo disse...

Hello,nice post thanks for sharing?. I just joined and I am going to catch up by reading for a while. I hope I can join in soon.

PJ disse...

Olá. gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog. muito material, artigos muito interessantes. variedade de temas. dinâmico e bem dividido fica fácil navegar pelo blog. Muito agradável. Já estou fã do teu blog, e no que eu puder contribuir é só dizer.É desse tipo de coisa que o músico precisa.
Grande abraço.

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: