♪♪ = Música e Pesquisa?

. sábado, 3 de maio de 2008

Faz parte da gincana de naipes da Orquestra que sou regente, uma pesquisa relacionada à "Série Harmônica".

Coloquei o termo "Série Harmônica" no google e o primeiro site da lista foi o da "Wikipedia". Que diz: "Em Física, série harmônica é o conjunto de ondas composto da freqüência fundamental e de todos os múltiplos inteiros desta freqüência." A verdade é que este site dá uma ótima visão com um entendimento básico sobre esse importante conjunto de sons. Mostra a história, aplicação da série e você ainda pode escutar os sons da série harmônica com a nota fundamental la 440hz.

Como se não bastasse, começei a clicar nos menus do google (que sempre vejo por lá, mas nunca utilizei para pesquisa). Lá no topo na página, sabe? Onde diz: Web - Imagens - Notícias - Grupos - Livros... Como eu nunca tinha colocado atenção nisso, pressumo que outros também os ignoram.

Em imagens: aparecem imagens sobre o assunto da pesquisa. dãaa. Só não imaginei mais de 177 mil imagens relacionadas à "Série Harmônica". São fotos de instrumentos construídos baseados na série, modelos de timbres de instrumentos, imagens de ondas de vários harmônicos e a série com qualquer nota fundamental.

Em Notícias: Nenhuma notícia sobre série harmônica. Aliás, uma, pouco pertinente.

Em Grupos: Nove grupos de discusão sobre a série. Um deles é muito hilário (nada a ver com o sentido musical): Chuck Norris somou a série harmônica até o resultado dar infinito. Chuck Norris uma vez apostou uma queda de braço com o Superman. Ficou acordado que quem perdesse usaria a cueca para fora. rsrssssrsrssrs...

Em Livros: Esse é fascinante. Apenas um resultado. Mas me surpreendi e crie este post. Eu posso ler o livro ele está digitalizado e disponível na web. (tá se você já sabe disso, parabéns, eu ainda não sabia). Dá pra utilizar a ferramenta de "pesquisar neste livro" e encontrar a página com o assunto em questão. Muito Bom!!!. Li sobre Schoenberg e a incorporação como consonância na música dos sons da Série Harmônica (nenhuma novidade para quem assistiu as aulas do prof. Celso).
Então procurei outras palavras chave. E outras, e outras... e me dei conta de que há muitos livros para se visualizar e sobre os mais variados assuntos.
A facilidade é grande, mas não é excludente ao prazer de empunhar em mãos um bom livro.

7 comentários:

Henrique disse...

isso não seria uma escala musical?


se não for, então eu sou um ignorante \õ/

se puder visita:

www.frieiracerebral.blogspot.com

Anônimo disse...

Não é escala musical e sim todos os sons (harmônicos) que são produzidos quanto se faz uma nota (som fundamental). Mas muitas escalas musicais tiveram origem na série harmônica.

Gustavo Monteiro disse...

não sou músico, mas adoro música!
"a expressão da alma"... =]
vc eh o que vc ouve!
abraço!

Karla Hack dos Santos disse...

Interessante..
Eu amo música.. mas estes detalhes por trás da criação da música.. descnheço..
Vou pesquisar mais sobre..

;D

bjus

Anônimo disse...

Passei por aqui ontem...
Senti saudades e voltei, e ai, ouviu a Corine?
Passa no meu...

http://macacomlimao.blogspot.com

http://jornalboanoite.blogspot.com

http://macacomlimao.blogspot.com

O endereço mudou, atualiza ai...

Unknown disse...

OI Gesi
vc viu que tem umas coisas bem interesantes na wikpedia né!!!
achei bem completo e uma linguagem "intendivel"...
só que eu não tô consseguindo fazer a escala com o som fundamental de re acho que não entedi direito como que eu faço!!!!
Abração Aline (sax soprano)

Gesiel disse...

Para construir a série harmônica de qualquer som fundamental (ré por exemplo) pegue como "modelo" a série com o som fundamental do (que vc encontra facilmente na internet ou em livro) e transporte todos os harmônicos um tom acima ou vc pode comparar os intervalos e aplicá-los com relação à Ré.

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv: