♪♪ = Música e Saúde 2

. quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mais uma da série Música e Saúde

Pesquisa revela que música ajuda na recuperação após ataque cerebral

PARIS (AFP) — Ouvir música diariamente contribui para uma melhor recuperação após um ataque cerebral, revela um estudo finlandês publicado pela revista especializada Brain.
Segundo pesquisadores finlandeses, as vítimas de acidentes vasculares cerebrais (AVC) que ouvem música de uma a duas horas por dia têm uma melhor recuperação de sua memória verbal e de sua capacidade de atenção.

A música também melhora o humor e deixa os pacientes mais otimistas, menos deprimidos.
Os benefícios da música em casos de ansiedade, depressão e dor são bem documentados, e há estudos que sugerem efeitos positivos em relação à esquizofrenia, à demência e ao autismo, mas esta é a "primeira vez" que se mostra isto em relação a um ataque cerebral, destaca Teppo Sarkamo, do Centro de Pesquisas sobre o Cérebro de Helsinki.

A música deve contribuir para estimular os pacientes durante o período crucial em que o cérebro, devido à sua "plasticidade", tenta adaptar-se aos danos provocados pelo ataque cerebral.
É útil, "barato e fácil de fazer", e complementa outras terapias, especialmente em pacientes internados durante semanas, até meses, em quartos de hospitais.

Apesar de "promissor", o estudo precisa ser corroborado por outras pesquisas, para se compreender melhor os mecanismos neurológicos que permitem este efeito "direto" da música sobre os pacientes, assinalam os cientistas.
Leia mais sobre o assunto no site Globo on-line

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv:

Arquivo

Contato


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Pesquise Neste Site

Pesquisa personalizada