Não há, na verdade, uma idade ideal para se começar a estudar e praticar a música. Se houver uma pretensão profissional, certamente quanto antes se der início aos estudos melhor, mesmo assim não há uma regra e uma lógica a serem seguidos.
O mais imortante de tudo é estar ciente de que a música exige muita dedicação do estudante e do praticante, até mesmo para se chegar a um nível básico.
A dedicação, seja com 10, 20, 30, 40, 50 anos ou mais, é que levará o estudante até o nível e estágio em que se sinta satisfeito.
A dedicação, seja com 10, 20, 30, 40, 50 anos ou mais, é que levará o estudante até o nível e estágio em que se sinta satisfeito.
Concluindo então, podemos dizer que a "barreira" do tempo não é empecilho algum para a iniciação musical e também de qualquer instrumento, muito pelo contrário, pois pode ajudar em problemas físicos e também emocionais e mentais.
Se julga que é tarde, faça então por puro prazer, para melhorar a sua qualidade de vida. Em pouco tempo saberá o que estou dizendo.
2 comentários:
Eu acho que o ideal é: Quanto mais cedo melhor.
Afinal são estudos de alta complexidade e deve-se desenvolver o ouvido.
Notei somente agora que havia um comentário seu no meu blog. Pois bem, LOST nao é qualquer tipo de seriado ^^
Mas mudando de assunto. Gostei do seu blog. Também gosto de música. Toco violão.
ME avisa quando atulizar, pois estarei retornando mais vezes ;D
Abraços
Postar um comentário