♪♪ = Música no Cérebro

. domingo, 24 de fevereiro de 2008

No "Mais Você" com Ana M. Braga na rede Globo, assisti no dia 19/02/08 um programa voltado à música. Enquanto me atrasava para sair, não conseguia deixar de atentar os ouvidos aos assuntos tratados por profissionais da área. Abaixo a reprodução do texto que está no site do Programa.

Quem é que não tem uma música que marcou um momento da vida? É só deixar a memória solta e as canções invadem nossa alma, trazendo de volta as emoções. Foi na Grécia Antiga que se descobriu a influência da música no corpo humano. Aristóteles defendia o verdadeiro valor médico da música e Platão a receitava para a cura de problemas emocionais. Ele afirmava que a música é o remédio da alma.

Mas qual é a parte do cérebro que é ativada quando a gente escuta uma música e fica emocionado? Dr. Ricardo de Oliveira, neurologista, explicou pra gente que esse é um dos estudos mais fascinantes, definir exatamente quais são as áreas do cérebro que lidam com a música de qualquer natureza.

E qual é a parte do cérebro que é acionada quando a gente ouve uma música que gosta? Dr. Ricardo explica que existe uma região no cérebro que está relacionada à experiência de prazer. Toda vez que ouvimos uma música agradável, nós acionamos esse circuito do prazer da mesma maneira que ele é ativado quando a gente come um chocolate ou ganha um presente. Uma música da qual não se gosta, que irrita, ativa um sistema de punição do cérebro, que é exatamente o mesmo que é acionado quando perdemos alguma coisa ou somos punidos.

A filosofia de Platão segue até os tempos atuais. Hoje o ser humano até consegue viver sem a música, mas é nítido que ela dá um colorido ao nosso dia-a-dia.
Pacientes com afazia, com distúrbios de linguagem, com lesão cerebral, em coma, que aparentemente não estão ali, a música exerce sobre eles um efeito benéfico, inclusive auxiliando na recuperação. Nas pessoas sadias, a música ambiente devia ser cuidada, porque ela mexe com o estado de ânimo.

Assista o vídeo da reportagem do programa no site Mais Você.

2 comentários:

Anônimo disse...

interessante o assunto, legal mesmo

Flávia Lago disse...

Ah...quem nunca lembrou de nenhum momento feliz ou de alguém ouvindo, mesmo que sem querer, uma música?
Elas estão presentes na minha vida de uma forma muito intensa!
E na sua tbm, né?
Que bom saber. Gostei da matéria, vou tentar ver no site da globo o resto.

Bom blog.
Bjs

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv:

Arquivo

Contato


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Pesquise Neste Site

Pesquisa personalizada