♪♪ = Afinador Eletrônico?

. domingo, 3 de fevereiro de 2008

Afinador eletrônico é um aparelho que reconhece as freqüências sonoras baseadas na freqüência A = 440 hz e, então, indica se o a nota gerada pelo instrumento precisa ter uma freqüência maior (som mais agudo) ou menor (som mais grave) para se igualar a freqüência gravada pelo fabricante.

Um afinador virtual é um software (programa de computador) que tem a mesma funcionalidade de um afinador eletrônico. Ele utiliza as informações da wavetable do computador onde estão gravadas as freqüências das notas musicais e compara com o som recebido através de um equipamento de entrada (microfone) ligado ao PC.
Portando, para fazer uso de afinador virtual, é necessário ligar ao computador um microfone e caixas de som.

O software que recomendo é o “AP guitar tuner” que, além de ser gratuito, é pratico e funcional.
Se alguém quiser um CD com o AP guitar tuner e mais de 40.000 midis, além de muitos outros programas úteis para conversão de arquivos e para partituras entre em contato que poderei enviar para vc. Consulte os custos de envio pelo meu email gesielsvargas@yahoo.com.br.

O programa possui diferentes tipos de afinação ou você pode fazer sua própria afinação (presets).
A afinação do violão e guitarra é a “standard E (default)”
Vê-se o nome das diferentes cordas do violão. Acima, pode-se clicar em “Play” e escutar o som de cada corda, ou clicar na corda sozinha.

O ponteiro de sensibilidade indica a nota produzida por seu instrumento e o percentual abaixo ou acima em relação a nota.
Também se vê as cordas do instrumento e um ponteiro sensível ao som onde você verá se cada corda precisa ser tencionada ou afrouxada.

Como faço na prática?

1- Aproxime o instrumento do microfone do PC.
2- Faça soar cada corda (outros instrumentos: toque a nota Lá transportada para a afinação correspondente).
3- O ponteiro indicará a nota que você está fazendo e o percentual que ela se encontra abaixo ou acima. Se exemplo, a nota feita for um Mi (E) e a corda estiver 36% abaixo, ou seja, precisa ser tencionada (apertada) para chegar a 00% (afinada).
4- Repita o procedimento com todas as cordas.

Apesar de ser um programa propriamente para violão ou guitarra, pode-se afinar qualquer instrumento com ele.

Até a próxima

Menu

Quem está Online?

Vídeo

Vou sempre colocar aqui algum vídeo musical interessante que eu encontrar no youtube. Esse é o terceiro vídeo que coloco aqui, o The Voca People que estarão aqui em Porto Alegre, direto de Tel Aviv:

Arquivo

Contato


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Pesquise Neste Site

Pesquisa personalizada